segunda-feira, 30 de março de 2009

Twittequeta.


Saiba regras de boas maneiras na nova febre da internet.

Por: Uol Tecnologia Via: charleslima Siga-me: rodrigosmelo

O serviço de microblog Twitter cresceu 1384% em 2008 e já é um sucesso na internet. Como a cada dia mais e mais pessoas passam a usar a ferramenta, o UOL Tecnologia preparou esse guia para você saber o que e como postar, ou melhor, twittar. Confira!


Preciso seguir todas as pessoas que eu conheço?
Não. O Twitter não é uma rede social como o Orkut onde você adiciona todos seus amigos e eles ficam ali no quadrado deles. No Twitter, você segue pessoas que postem coisas pelas quais você se interesse, sejam amigos, conhecidos, celebridades, professores, órgãos de imprensa etc.




Preciso seguir quem me segue?
Não. Como você recebe as atualizações das pessoas que segue na sua página, você só deve adicionar quem poste coisas relevantes para você. E lembre-se: quanto mais pessoas você segue, mais difícil achar o que interessa.


O que postar?
Apesar da pergunta do Twitter ser: "What are you doing?" (O que você está fazendo?), nem seu melhor amigo ou seu (sua) namorado (a) querem saber o que você faz a cada momento. Por isso, existem, sim, pessoas que usam a ferramenta para comunicar a amigos o que está fazendo, tratando a ferramenta como uma espécie de amigo imaginário já que você fala com/para o Twitter e não para uma pessoa ou um grupo de amigos. A mensagem só chegará a alguém que lhe seguir e ler seus posts, e isso pode ser praticamente em tempo real ou pode demorar anos.


Aí caímos em outro erro comum: transformar o Twitter em um comunicador instantâneo. Seu amigo lê um tweet seu, responde (a linguagem da ferramenta para resposta é @nome_de_usuário da pessoa), aí você responde a ele e aí vira um chat que todos seus amigos estarão lendo e poucos devem realmente estar interessados na conversa de vocês. Existe a opção (em Settings / Notices) de escolher quais respostas você quer ver: todas, somente das pessoas que você segue para pessoas que você segue ou nenhum.


Para nós, do UOL Tecnologia, você pode usar o Twitter para falar do seu cotidiano e sentimentos, para combinar encontros com pessoas, mas o principal uso da ferramenta é como uma espécie de RSS social. As pessoas enviam links e informações, mas não só isso: elas conversam sobre o que foi postado. Aí que está a grande sacada: além de se informar, você tem um espaço de discussão pública sobre assuntos de seu interesse.


E se alguém twittou algo legal que eu também quero twittar?
Você pode retwittar o que alguém twittou, é só colocar RT @nome_do_usuário e a frase e/ou link. Só não vale copiar o que alguém postou sem dar crédito. É como contar uma história para todo mundo sem falar a fonte, o famoso contar o milagre e não contar o santo.


O que não pode falar?
Falar mal do emprego não é aconselhável em nenhum lugar fora da internet e na web, tudo o que você falar poderá ser usado contra você. Uma adolescente foi mandada embora por reclamar do trabalho no Facebook e um homem perdeu a chance de ir pra Cisco por fazer comentários indevidos no Twitter sobre a proposta. Por isso, pense duas, três, quatro vezes antes de fazer qualquer comentário comprometedor no serviço. Lembre-se que se o seu perfil não é protegido, qualquer um pode ver o que você escreve, mesmo aqueles que não possuem conta no Twitter.


Além disso, não seja o chato que reclama de tudo (a não ser que tenha um pouco de humor) ou dê barraco. Para mensagens particulares existe o D @nome_do_usuário —a mensagem só vai para aquele usuário.


PS: Se achar que essas dicas todas são muito chatas, simplesmente não as siga. O mais legal do Twitter é escolher quem seguir. Se alguém só postar coisas que não agradem, é só dar um unfollow.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...