quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fé sob medida.


... "Pode vir dona Maria. Traga a bacia e leva a mercadoria". Me lembro muito bem desta - e outras - frase que era propagada pelos megafones afixados "gambiarristicamente" no alto das velhas kombis que passavam pelo bairro onde morava, quando menino, vendendo tudo que era tipo de mercadoria. Tinha de roupas e enxovais a panelas e peças para fogão. Gêneros alimentícios era o que mais aparecia: frutas, verduras, legumes, aves, peixes, suínos. Literalmente de tudo. Era só fazer como o moço do carro dizia: trazer a bacia e levar a mercadoria (pagando, claro!)...

... Na igreja não tem sido nada diferente. Há comida de todo tipo, basta também trazer a bacia e levar a mercadoria. E, claro, não pode ser diferente: tem que pagar. Assim como aqueles vendedores dependem do sucesso de suas vendas para sobreviver, os entregadores de "comida" da igreja também precisam viver. A única diferença é que os primeiros ganham seu dinheiro com o suor do seu rosto, batalhando, lutando, ralando. Os outros o fazem por enganar o povo...

Fonte: Sem Forma via: Bereianos

O SBT Brasil exibiu na última semana a série "Fé Sob Medida", com reportagens sobre igrejas criadas para atingir públicos com necessidades específicas.

Você já ouviu alguém dizer que no Brasil nada é mais fácil, rápido e lucrativo que abrir uma igreja. Novas religiões e as novas igrejas multiplicam-se no maior país católico do mundo. Apenas em São Paulo surge uma nova igreja a cada dois dias.



Há igrejas para todas as tribos no Brasil. Atletas, surfistas, homossexuais, tatuados, lutadores, roqueiros, gente que se diferencia pelo visual, fãs de hip hop ou de heavy metal. Confira o vídeo.


A maioria das novas igrejas evangélicas está na periferia das grandes cidades brasileiras. Isso não acontece por acaso. A violência tem um papel importante na criação das inúmeras igrejas e religiões. Confira o vídeo.


73% dos brasileiros ainda são católicos, um número alto, mas bem menor do que era 50 anos atrás, quando então os católicos representavam 90% da população. Os padres reagem a essa constante, e cada vez maior, perda de fiéis. Confira o vídeo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...