segunda-feira, 20 de julho de 2009

Deixando a inutilidade para ser útil.


"Baseado no texto de Filemom 1:8-21"

Filemom, um cristão que mantinha uma congregação em sua própria residência, morava na cidade de Colosso (Filemom 1:2). Sua condição financeira e social o permitia ter escravos. Nessa época, era normal um homem rico ter escravos e Filemom tinha os seus, apesar de ser cristão.

Onésimo era um deles. Em determinada ocasião, ele roubou dinheiro de Filemom e fugiu para Roma. Lá, ele cruzou com Paulo e o mesmo apresentou o plano da salvação em Jesus. Ele se arrependeu de todos os seus pecados e entregou sua vida a Ele (Filemom 1:10). Como verdadeiro cristão, Onésimo se viu na obrigação de voltar ao seu “dono” Filemom, porém se voltasse não viveria mais, pois, naquela época, o castigo dado aos escravos fugitivos era a morte.

Mas, Paulo pediu a Filemom que recebesse de volta a Onésimo (Filemom 1:10-11), anteriormente inútil e que, atualmente se tornou útil para os dois.

Veja como é interessante. O nome Onésimo significa útil e proveitoso, ou seja, Paulo fez um jogo de palavras com o nome de Onésimo. Ele, ao reconhecer Jesus como seu único salvador, passou a fazer “jus” ao nome e, por isso, tornou-se de muita utilidade para Paulo e, principalmente, para o evangelho (Colossenses 4:9).

Porém, ao contrário da história de Onésimo, atualmente, muitas pessoas se sentem inúteis por não usar os dons que Deus os concedeu e a pergunta paira “Para que tenho um dom, sendo que não posso usa-lo?”.

Os acontecimentos com José do Egito mostram bem essa questão. Ele poderia ter pensando que era inútil ter o dom de interpretar sonhos na época em que estava preso. No entanto, José se manteve firme na fé, utilizando o seu dom, e Deus o honrou o tornando o maior governador da história do Egito. Naquele período, se as pessoas quisessem se alimentar tinham de ir ao Egito e contar a graça e compaixão de José. Concluindo, ele deixou de ser inútil para se tornar útil e proveitoso na direção de Deus.

Outro relato bíblico em relação a esse assunto está na história de Moisés. Ele poderia ter pensando que foi inútil Deus tê-lo poupado, colocando a filha de Faraó em seu caminho para criá-lo. Mas, ele não fez isso e, logo o Pai mostrou qual era o seu propósito na vida dele: passar o resto de sua existência cuidando do rebanho de seu sogro e realizar uma missão importante. Em Êxodo 3, um anjo apareceu a ele e disse: “Eis que vi a aflição do meu povo e te escolhi para que vás diante de Faraó e diga que o Eu sou o que Sou e me enviou para livrar o seu povo da escravidão”. Ou seja, Moisés deixou a inutilidade de homem tão adestrado, para a útil missão de libertar e liderar o povo escolhido de Deus.

Mais uma história que o livro sagrado menciona é a de Davi. O varão apascentava as ovelhas do seu pai, matava os ursos e leões que ousavam tocar no rebanho e, ainda, escrevia várias canções.

Davi poderia ter achado que todos esses dons não serviam para nada, pois somente ele, Deus e as ovelhas sabiam dessas suas habilidades. Porém, o tempo de usar seus dons chegou quando Davi foi colocado diante do mais terrível inimigo de Israel, o gigante Golias. Ele usou tudo o que sabia fazer e acabou o derrotando. Além dessa força física extrema, suas canções compostas são inspirações para aquelas produzidas atualmente. Davi esperou o tempo de Deus para expor tudo o que sabia.

Eu e você recebemos dons de Deus e certamente já pensamos ou até podemos pensar: “Para quê? É inútil ter esse dom se não tenho oportunidade, se não tenho dinheiro, se sou tímido e outras coisas.” Lembre-se, Onésimo, de um simples escravo fugitivo, tornou-se a voz de Paulo. Se não fosse ele, as belas cartas de Paulo e todo o ensinamento que ele escreveu nelas, talvez não existissem, pois ele produzia as cartas na prisão e as entregava para Onésimo que, por sua vez, as levava aos seus destinatários.

O reino de Deus é assim, ninguém faz nada sozinho. Ninguém deve pensar que é melhor, porque os nossos dons se complementam. Sem Onésimo, as cartas de Paulo seriam apenas cartas comuns, mas Deus levantou ele. Por causa disso, essas são e continuarão sendo fonte de estudo e ensino da igreja do Senhor.

Deixe a inutilidade e venha também ser útil no reino de Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...