sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lewis e o Orgulho.

"O orgulho sempre olha as pessoas e as coisa de cima para baixo; ora, enquanto estivermos olhando para baixo, é claro que não conseguiremos enxergar o que está acima de nós. Isto levanta uma questão terrível: como pode haver pessoas que, estando a todas as luzes completamente carcomidas pelo orgulho, mesmo assim afirmem acreditar em Deus e se considerem profundamente religiosas? Receio que isso signifique que adoram um Deus imaginário. Admitem, em teoria, que não são nada diante desse Deus-fantasma, mas na verdade passam o tempo a imaginar como que Ele está encantado com elas e as considera muito melhores do que as pessoas comuns."

C. S. Lewis - Mero Cristianismo. (Pag. 128 e 129)

Algumas palavras falam por si só...

É verdade, eu já olhei algumas pessoas de cima para baixo! Acho que já vivi momentos de pura fantasia ao achar que Deus estava feliz por eu ser exatamente como sou e por ajudar tantos necessitados. Confesso até que já pensei que Deus estava me abençoando por me considerar melhor do que os outros.

É verdade, eu já compartilhei da "Graça" em situação de desgraça. Era preciso, afinal, o que valia naquele momento era parecer o 'tal'.

É verdade, que na maioria das situações (quando a vergonha chega) é bem mais confortável falar do outros, pois estamos de fora e temos uma visão mais apurada de cada um que nos cerca, mas que adianta eu falar dos outros? Preciso começar de mim!

É verdade, que tenho medo de ter falado muito mais de mim, nesses últimos posts, do que dos outros. Mas se isso aconteceu de fato, é por que talvez o iceberg do "meu" orgulho esteja em degelo.

É verdade que não me envergonho pela auto-crítica, sinto até um pouco de orgulho por isso. Olha ele aí de novo, mas qual a receita para nos livrarmos do orgulho de uma vez por todas?

Uma das respostas... Posso me orgulhar de algo ou de alguém, não há problema nisso. Só haverá problema se me orgulhar a ponto de achar que algo ou alguém é melhor do que o outro.

2 comentários:

Eℓєn'Fєяnαndєs • disse...

Graça e Paz!

Passei aqui só para dizer que indiquei este blog para o selo "blog é para vida toda - 100% ibope" .
Consulte as regras aqui: http://elenfernandes.blogspot.com/2009/07/outro-selo.html


Deus o abençoe.

Gilson disse...

Confundimos muitas vezes conceitos. Entre eles admiração com orgulho. Ou como os catolicos que dizem venerar inves de adorar (claro esta, neste caso, desculpa para idolatria). No nosso caso, vicio de linguagem e confusão de palavras mesmo. A Palavra condena qualquer especie de sentimento jactancioso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...