terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O que somos nós?

Por Eduardo Medeiros do blog Sala do Pensamento
Título original: "O que somos nós ou Voltando a missão original"

"Deus está no eu-mesmo, mas o eu-mesmo não é Deus". (Alexandre Altmann).

Gosto de frases de efeito. De preferência que possuam conteúdo, e essa, é uma boa frase de efeito com conteúdo. Ela expressa um ponto dogmático do cristianismo ortodoxo que é a ideia de que apesar de Deus habitar em mim, ou seja, no eu-mesmo, esse eu-mesmo não é Deus; Deus apenas habita, convive, compartilha, mas isso não me transforma Nele ou faz da minha essência humana, algo divino.

Uma outra boa frase, esta um pensamento da religiosidade hindu diz que "Deus dorme na pedra, sonha na planta, se move no animal e desperta no homem". Aqui, o pensamento é diametralmente oposto à frase de Altmann. A religiosidade hindu vê Deus em todas as coisas, e todas as coisas são um reflexo de Deus, senão Deus mesmo.


A teologia cristã não endossa o panteísmo (Deus é tudo, tudo é Deus), mas será que de alguma forma Deus não está numa planta? não sonha num animal? não dorme em uma pedra? não é despertado no homem?


Então fiquei pensando na frase do Altmann e acabei formulando minha própria frase dela resultante:


"Não sei o que sou no eu mesmo, mas se Deus mesmo está no eu mesmo, como o eu mesmo outra coisa pode ser senão eu-mesmo-Deus? ou, se no meu eu mesmo está Deus mesmo, então o que sou no eu mesmo?"


Continue lendo
aqui !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...