quarta-feira, 10 de março de 2010

Desmistificando o óbvio.


"Combati o bom combate, completei minha carreira, guardei a fé"

Timóteo 4:7

Combati o bom combate. O que significa que, devem haver os maus combates. Aqueles que não valem a pena. Causas perdidas que até são um certo tipo de peleja, mas nem mesmo a vitória em tal caso pode ser chamada de boa. Ou também pode significar que, na luta cotidiana, nem todas as maneiras de combater são válidas. Não é lícito passar por cima de pessoas, ou deixar cadáveres pelo caminho. O modo de combate só será bom se houver honra.

Completei minha carreira.
Não a carreira proposta a outros, mas apenas a parte que me cabe. Paulo não chegou a ser Pedro dentro do sistema eclesiástico; mas concentrou-se em ser o melhor na clara concepção que possuia de seu chamado. Completar significa também cumprir totalmente um determinado propósito. Uma vez que se sabe quais são suas responsabilidades, só poderá usar a palavra “completei” aquele que não deixou nada por fazer.

Guardei a fé.
Eis o conceito mais amplo e poderoso de todos. Significa que, apesar de todos os combates e de toda a experiência adquirida mediante o cumprimeto da carreira, ainda sim fui capaz de manter a integridade da mensagem de Cristo. Não me corrompi. Não me deixei levar pelos modismos, pela aparência e pelas pressões eclesiológicas. Não acumulei riquezas, nem transformei a Igreja de Cristo em uma empresa. Não busquei a conveniência, o conforto. Não matei pessoas com o meu modo de conceber a fé. Amei às pessoas como Cristo as ama. E preferi deixar todo o julgamento ao único que é digno de proceder sentenças justas.

Este é o velho modo de se viver o evangelho. É o bom vinho que, não importa quanto tempo passe, continua sempre excelente.

3 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

Muito bom esse texto. Fiquei meditando na frase "não me corrompi", visto que corrupção é o o problema maior do cristianismo de hoje.

abraços

Eduardo Medeiros disse...

Rodrigo, quero também te convidar para visitar o blog da Confraria cujo presidente é o nosso amigo Isaías Medeiros.

cpfg.blogspot.com

abraços

Fábio disse...

Bem vindo ao Ecos amigo.. volte mais vezes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...