segunda-feira, 7 de junho de 2010

Autocontrole.

Por Eliana Fontana (mensagem recebida por e-mail)

"Melhor o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade." Provérbios 16:32

Quem controla o seu espírito é capaz de qualquer coisa. Todo fruto do Espírito é especial. O domínio próprio é fantástico e fundamental. Pense: quando você se encontra por qualquer motivo com o sangue fervendo qual a reação? Há dificuldade para controlar a língua e a agressividade? Quando menos espera você já fez ou disse algo que vai amargurar? A sensação depois de uma atitude desequilibrada é arrazadora. Muitas vezes, não há como impedir os danos causados.

"Até um tolo calado é tido como sábio." Provérbios 17:28

A falta de controle verbal é tão ruim como qualquer agressão física. Na hora do descontrole, vem aos lábios palavras que há tempos deviam estar no esquecimento. Sai tudo aos brotões, uma enxurrada de ofensas. Quem mais sofre e se desgasta é quem está fora de controle. A taquicardia, o suor frio, a palpitação são sensações desagradáveis que surgem depois de uma crise de descontrole emocional. Mas nada se compara ao peso que o pecado traz. Desagradável.

Quantas tragédias poderiam ser evitadas. Dias destes vi uma horrível cena no trânsito. O motorista e a acompanhante sairam de um carro para brigar com os ocupantes de um outro veículo. Mesmo no meio de tanta gente nada os intimidou. Estavam dominados pelo descontrole. Não pude ver o desfecho, pois o trânsito estava super congestionado e a confusão aumentou. Situação perigosa. Qualquer coisa pode acontecer quando os ânimos estão exaltados.

Eu tento me controlar dando um tempo para reagir. Nem sempre consigo. Contudo se passo dos limites, assim que posso, peço desculpas pelo acontecido tomando para mim toda a culpa da situação. Não é fácil, mas disciplina. Da próxima vez, como haverá uma reparação, é melhor dominar a situação antes dela extrapolar

Certo dia os díscípulos quiseram que uma cidade fosse queimada com fogo do céu. Jesus repreendeu-os. E disse-lhes que Ele veio salvar homens e não destruir.  (Lucas 9:51-56) Muitas vidas são destruídas pela falta de controle. Mais do que por fogo do céu.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...