sábado, 25 de dezembro de 2010

Quem é você? - Parte 1

Por Ev. Elias Codinhoto - Blog Mensagem de Vida

Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os outros dizem que o Filho do homem é? Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". "E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.Mateus 16:13-17

... Uma passada rápida pelo hotel Tourist (onde eu fiquei hospedado)... e meus anfitriões já batiam à porta para me levar de volta à igreja. O jantar foi servido no Salão Social, que leva o nome do Pr. Moacir Barcelos da Silva, um grande homem, que, pelo que me contaram, foi um dos fundadores da igreja em Pelotas. Os irmãos que vieram em caravanas e muitos membros da igreja local se reuniram para o jantar, como no Salmo 133:1 ...

A igreja estava lotada. Os diáconos tiveram que improvisar acentos com as cadeiras do refeitório. Me informaram que tinha cerca de quatrocentas pessoas na reunião da noite. Após um período muito abençoado de louvor e adoração, foi me dada novamente a oportunidade. Não era preciso ser muito espiritual para perceber que o Espírito Santo estava no controle do culto, pois sua presença era marcada por alegria, paz, comunhão e temor a Deus...

Diz o texto de Mateus 16, que Jesus foi para os lados de Cesaréia, que significa “separado”. Cesaréia de Filipe estava situada ao pé do Líbano, próximo as nascentes do Jordão em Gaulanites. Anteriormente chamada de Panéias, foi posteriormente reconstruída por Felipe, o tetrarca, e chamada por ele de Cesaréia, em honra a Tibério César; subseqüentemente chamada Neronias por Agripa II, em honra a Nero. Cesaréia da Palestina foi construída próximo ao Mediterrâneo por Herodes, o grande, no lugar da Torre de Estrabo, entre Jope e Dora. Foi provida com um porto magnífico e recebeu o nome Cesaréia em honra a Augusto. Foi a residência de procuradores romanos, e a maioria de seus habitantes eram gregos. Foi neste cenário, um lugar “separado”, que o Mestre pergunta a seus discípulos: “Quem sou Eu?”. Quero propor que transfira a pergunta para si: Quem é você?

Talvez você responda a está pergunta dizendo: “sou Elias, João, Maria, Antônio, Fátima, Lucia, Edson...”. Mas, será que Deus concedeu a seus pais o direito de irem a um cartório e com isso definir quem você é? Veja o que a Bíblia diz: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” Apocalipse 2:17. Deus tem um novo nome para você, um nome que Ele conhece e, é por esse nome que Deus te chama, então não importa o nome que seus pais te deram. Você é mais que um nome!

Talvez você ainda responda dizendo: “sou brasileiro, americano, italiano, nordestino, baiano, carioca...”. Mas será que o lugar onde você nasceu pode definir quem você é? Você é mais do que uma região geográfica!

Ou talvez sua resposta seja: “sou jovem, adolescente, idoso, ou uma criança, como respondeu Jeremias (Jr 1:6)”. Mas ainda questiono: “será que o momento em que nascemos pode definir quem somos?” - Alguns ainda dizem: “sou de gêmeos, de capricórnio, de leão...”. Mas será que o dia de se nascimento pode definir quem você é? Você é mais que um signo, mais que uma data de nascimento!

Ainda tem os que dizem: “sou operário, pedreiro, médico, advogado...”. Será que nossos estudos, nossa formação profissional define quem somos?

Afinal! Quem é você?

Conforme texto áureo, existem três respostas a essa pergunta.

Primeiro Jesus pergunta: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?”, ou seja, o que os outros dizem a meu respeito, quem sou eu na visão dos outros?

Segundo: “Quem vocês dizem que eu sou?”, qual a sua própria opinião?

Mas a resposta de Pedro vem em uma terceira ótica: “Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.”, Pedro respondeu com a verdade porque não expressou a opinião dos outros nem a sua própria, mas respondeu segundo a visão do criador.

... continua ...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...