domingo, 26 de dezembro de 2010

Quem é você? - Parte 2

Por Ev. Elias Codinhoto - Blog Mensagem de Vida 

1 - Quem os outros dizem que sou?

Muitas pessoas criaram suas identidades baseadas nas opiniões dos outros e hoje são pessoas frustradas, com baixa autoestima, tristes, frustradas. Quando deixamos que as pessoas definam quem somos, elas se tornam deuses em nossas vidas, pois nos tornamos o que elas falam.

Quando alguém diz: “você não é nada, você não vai conseguir, você é feia, magra, gorda, burra, irresponsável, fracassada e etc.”, se damos atenção, nos tornaremos isso mesmo, principalmente quando quem fala é alguém que valorizamos, que amamos, respeitamos, como nossos pais, parentes e amigos.

Saiba que Deus não deu a ninguém esse direito, mesmo a quem amamos. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29:11

2 - Quem eu digo que sou?

A outra resposta é: quem sou aos meus próprios olhos, como me vejo no espelho, como me defino.

Se você tem uma autoestima forte, pode se definir além do que é, e, é assim que muitos se tornam pessoas arrogantes, autoritários, amantes de si mesmas, pessoas de coração endurecido (Ezequiel 11:19 e 36:26), que não valorizam ao próximo.

Outros, com autoestima fraca, podem se definir abaixo do que são, e se tornam pessoas tímidas, infelizes, sempre acreditando que os outros são melhores do que elas, sem iniciativa, são medrosas, desistem facilmente de seus ideais, a vida delas se torna uma decepção constante. Por mais que sejam belas, que tenham as coisas, ainda se acham feias e sem nada, é como se ninguém as amasse. A Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9. É arriscado seguir esse coração enganoso e corrupto, não podemos confiar nossa identidade a nossa própria visão.

3 - Quem Deus diz que sou?

A terceira e ultima resposta é: “quem eu sou aos olhos de Deus e como Ele me vê”.

Somente o Criador, aquele que projetou o ser humano, traçou as cadeias de DNA, emoções, sentimentos, cor de pele, cabelos e etc, pode dizer quem somos. Todas as outras respostas são meras suposições, não se aproximam da verdade, e verdade é uma só: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14:6. Jesus é a verdade, só Ele pode dizer quem você é.

Se você quiser saber quem é aos olhos dos outros, basta perguntar-lhes. Para saber quem é aos seus próprios olhos, é só se olhar no espelho e descrever a imagem que vê. Mas, se você quiser saber quem é aos olhos de Deus e realmente conhecer a verdade a seu respeito, deixe o Espírito Santo te conduzir pelas páginas da Bíblia Sagrada, então ouvirá o Pai sussurrando aos seus ouvidos...

... continua ...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...